quarta-feira, 16 de março de 2011

Gyrotonic®


Gyrotonic® é um método de condicionamento físico criado no final dos anos 70 pelo romeno Juliu Horvath, ginasta, nadador, yogui, acupunturista e ex - primeiro bailarino. O método se baseia nos princípios - chaves do yoga, tai ­ chi - chuan, natação e ballet, e consiste na prática de exercícios físicos fluidos, rítmicos e circulares integrados à respiração, que obedecem a natureza do corpo humano e  podem ser praticados:  

-  em aparelhos chamados Gyrotonic® Expansion System, especialmente desenvolvidos para o trabalho;

- ou diretamente no solo, em  aulas em grupo, chamadas de Gyrokinesis®.
O Gyrotonic® ( o nome já diz, gyro ­ giro; tonic ­ tônico, dar tônus) fundamenta-se nos movimentos de rotação e torção ­ seus movimentos são tridimensionais. Nestes movimentos, o corpo alcança a sua máxima mobilidade, explorando a amplitude de movimento das articulações, respeitando a fisiologia articular.
Por isso os aparelhos do Gyrotonic Expansion System® diferem-se dos demais aparelhos convencionais de exercícios, que permitem apenas a execução de padrões de movimento lineares ou isolados(os típicos “abre/ fecha” ­ “levanta/ abaixa”), que levam ao uso da força sem coordenação. Os aparelhos de Gyrotonic® promovem uma múltipla mobilidade das articulações, melhorando a condição propioceptiva do sistema ligamentar e consequentemente a estabilidade articular.
Os exercícios lembram o movimento do corpo dentro da água, onde encontramos uma agradável resistência, enquanto o movimento evolui de uma forma para outra, sem perder o fluxo. E mais, na água você não pode ter um controle preciso da exatidão e correção dos movimentos, o que você tem facilmente no Gyrotonic Expansion System® devido a orientação dos cabos e pratos com pesos e tensão respectivamente reguláveis.
O Gyrotonic®‚ é único, por ser muito eficaz tanto na prevenção quanto na recuperação de lesões, desvios e disfunções musculoesqueleticas   porque:
- desenvolve  ao mesmo tempo força e flexibilidade com o mínimo de esforço.
- alonga e fortalece os tecidos  de conexão dentro e ao redor das articulações do corpo.
- desenvolve a  coordenação.
- aumenta a mobilidade articular, recuperando sua plenitude, muitas vezes comprometida pelo esforço repetitivo ou inadequado no trabalho, no esporte ou em qualquer outra atividade física.
- além de moldar o corpo, é excelente para  fortalecer o sistema imunológico, combater déficit de concentração e outros reflexos do stress;
Os exercícios atuam como uma massagem em todo o corpo, beneficiando não só a musculatura e articulações, mas também os órgãos internos. O resultado é mais  equilíbrio, mais vitalidade, mais saúde e bem estar.
O método aplica-se a homens e mulheres de todas as idades, inclusive crianças.
- alunos mais jovens aprendem a conhecer e a lidar com seu corpo;
- adultos melhoram o condicionamento físico;
- atletas otimizam sua performance
- idosos fortalecem seus músculos e articulações, recuperando movimentos.
- o método também acelera a recuperação em lesões em geral e desvios na coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário