quarta-feira, 16 de março de 2011

CONTROLE MUSCULAR SEM TENSAO

 Para muitas pessoas , um dos conceitos mais dificeis do condicionamento físico é controlar e fortalecer os músculos sem tensão. Somos condicionados a tensionar a musculatura, prender a respiração e chegar ao limite da nossa capacidade física para tentar atingir os nossos objetivos. O método Pilates pode nos ajudar a dissipar esses enganos e nos reeducar a utilizar os nossos esforços durante os exercícios de forma mais natural e prazerosa.
Sabemos que para um bailarino demonstrar a sua técnica no palco, ele precisa de muita força e resistência para realizar movimentos complicados da dança, mais esses movimentos costumam parecer fáceis e naturais. O mesmo princípio deve estar presente durante a execução dos exercícios de Pilates. Apesar de os movimentos exigirem força, flexibilidade,controle e muita concentração, é preciso haver um fluxo natural e fluidez que  faça com que os músculos relaxem sem desvia-los de sua função. Esse relaxamentos se inicia na mente e se estende pela musculatura. A respiração é uma grande ferramenta para chegar a tal estado. Devemos também nos certificar que estamos trabalhando no nível adequado para o nosso corpo e devemos começar os exercícios gradualmente, dominando primeiro os elementos importantes dos movimentos, e provavelmente teremos progressos sem riscos de machucados.
Seja paciente , respeite o seu corpo , e desfrute desse processo!
Jaqueline Borges

2 comentários:

  1. Ultimamente estou num processo intenso de restauracao dos principios do pilates - principalmente a respiracao e ativacao do transverso abdominal e centro de forca.Isso tudo porque estou comecei a dar aulas aqui em Buenos Aires e senti um adormecimento quanto ao uso dos principios. Em muitos lugares, incluindo Brasil, o pilates foi tomando a cara dos principios modernos capitalistas..Time is money..as pessoas querem ser rápidas, com resultados rápidos! Estou dirigidas pela ansiedade e a pressa. Creem que isso é o melhor e o ideal para o corpo. Como dizia Jaqueline no texto acima - sejamos pacientes desfrutando deste processo.O resultado alcancado com os principios de Joseph Pilates nos permite concretizar e integrar uma consciencia somatica que pode ser trasladada ao nosso cotidiano, nossas tarefas diarias e nosso lazer.O momento da aula de pilates tem qualidade meditativa - estar presente- sentir o corpo. É isso nao quer dizer que todos s movimentos deves ser lentos- mas sim controlados, fluidos, conscientes. Um corpo bem treinado pode ser rápido e manter todos os principios, mas isso requer treino. Comecar rápido, com muita carga e pouca consciencia nao permite alcancar o controle e dominio dos movimentos. E como tudo na vida,o metodo requer dedicacao e empenho para subir os degraus.
    Confie no teu professor se conecte com teu corpo no momento ds exercicios- lembre-se que sao muitos os detalhes que o metodo nos demanda. Um simples Foot work (plie) pode ser uma grande viagem!
    beijinhos e sorrisos a todos:)
    Marta Couto

    ResponderExcluir
  2. Estou amando fazer pilates,é otimo me sinto tão bem..agradeço essa oportunidade.Bjs

    ResponderExcluir