quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pilates e HTLV

Estamos na era das doenças crônicas. Enfermidades que  não tem cura e que a medicina e cuidadores em geral ( terapeutas e etc) buscam recursos para proporcionar mais qualidade de vida e mais saúde ao doente. Hoje em dia é comum encontrar jovens de 20, 30 anos com  doenças crônicas como Lúpus, Diabetes, Câncer, Esclerose múltipla, Fibromialgia. Jaqueline Borges está desenvolvendo seu trabalho de mestrado em medicina e saúde com pessoas portadoras de HTLV I que sofrem lombalgia. Ela quer investigar se a prática do pilates pode ajudar estes paciente a conviver melhor com a doença no que se refere as dores lombares que muitos vezes vem acompanhados com as  mudanças físicas  trazidas pela evolução da doença.Os pacientes têm aula   de 1 hora, duas vezes por semana.

Vcs sabem o que significa a sigla HTLV?
HTLV é uma sigla em inglês que representa o nome do Vírus Linfotrópico de células T humanas.
Esse vírus foi descoberto em 1980. Ainda hoje ele não é muito conhecido, inclusive por muitos profissionais da área de saúde. Esse fato tem levado a muita confusão porque muitas pessoas pensam que ele é o mesmo que o vírus da AIDS ( HIV). HTLV não é HIV, e as doenças causadas por eles são muito diferentes. HTLV não causa AIDS.
Em Salvador cerca de 1,8% da população apresenta testes sorológicos positivos para HTLV sem apresentar a doença (soroprevalência), correspondendo ao maior índice do país.
Como se contrai HTLV?
Através da relação sexual com alguém contaminado, quando não se usa o preservativo.
Através de transfusões feitas com  sangue contaminado, sendo que hoje esta via é menos frequente, visto que a partir de 1993 os bancos de sangue foram obrigados a fazer o texte nos sangues doados.
Através do uso de drogas injetáveis  ao compartilhar seringas com alguém infectado.
Através da transmissão de mãe contaminada para filho, durante o parto ou a amamentação.
Contaminações de profissionais que trabalham com sangue de pacientes infectados. (embora essa via seja rara, existem casos relatados).
Como se vê, as formas de transmissão do HTLV são semelhantes às do HIV, por isso há tanta confusão, que gera muito medo e ansiedade.
Princípais sintomas
- Cãibras
- Dormência nas pernas
- Dores nas pernas
- Urgência urinária
- Incontinência urinária
- Artrite
- Artralgia (dores nas articulações)
- Lombalgia (dor na lombar)
Para conviver com o HTLV é muito importante manter um estilo de vida saudável. Embora estes cuidados não levem à cura da infecção pelo HTLV eles podem auxilia-lo a ter uma melhor qualidade de vida.
Evite os excessos de bebida alcoólica e de fumo, se possível deixe de berber e de fumar.Proucure realizar atividade física de baixo impacto respeitando as suas possibilidades; Proucure dormir o necessário para melhorar seu bem estar fisico e mental;proucure manter uma alimentação saudável, evitando frituras, o excesso de doces e de alimentos gordurosos,acrescente fibras e bastante água no seu dia a dia.
As pessoas com HTLV não precisam se isolar,podem conviver socialmente sem nenhum problema, a grande maioria dos indíviduos permanece sem apresentar sintomas, pois o risco de desenvolver a doença é baixo. HTLV não é transmitido pelo beijo ou pelo abraço.

5 comentários:

  1. Oi Jaqueline,
    Parabéns pela excelente iniciativa, tanto por acreditar no sucesso dos resultados, quanto pela falta de conhecimento da população a respeito desta doença que acomete, principalmente, a classe mais humilde.
    Caso tenha interesse, meu TCC foi sobre HTLV-I.

    ATT. Rodrigo Favoretto (formado curso Atelier do corpo turma 2007-2008)

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo ,
    manda o seu TCC para o meu e-mail. jaque.pilates@hotmail.com, quanto mais informações melhor.
    Bjs!Tia jaque

    ResponderExcluir
  3. Olá Professora Jaqueline!
    Mais uma vez vim usar esse espaço para expressar minha gratidão por ter feito parte do seu trabalho de mestrado relacionado ao vírus htlv.
    Gratidão tb por ter conhecido essa pessoa humana e graciosa q muito contribuiu pra melhora da nossa auto estima.
    Tb agradecer por esse artigo de esclarecimento do vírus htlv,emfermidade q se alastra pela cidade com os orgãos públicos e a classe médica não dão a atenção q se faz necessária.
    Francisco Daltro Borges.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco, Sou portador do vírus HTLV, estou planejando em abrir uma associação, está interessado em me auxiliar/ajudar da forma que puder? Por Favor faça contato: htlv.pet.rs@gmail.com

      Excluir
  4. HTLV no Rio Grande do Sul, para Familiares e Portadores que desejam ou podem lutar por seus direitos e querem trocar informações deixem recado no blog abaixo:
    http://htlv-rs.blogspot.com ou
    e-mail:solracs@r7.com

    ResponderExcluir