quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Entrevista com Jaqueline Borges




Foi inaugurada recentemente a nova sede do Atelier de Pilates, que tem a direção pedagógica de Jaqueline Borges, uma das primeiras a trazer a técnica para o Brasil. Ela também trouxe para a Bahia o método Gyrotonic (R), em 99, criado pelo Romeno Juliu Horvath. O Atelier se destaca como um centro de formação profissional na técnica de Pilates e conta com uma equipe treinada que garante acompanhamento individualizado. Confira aqui a entrevista com Jaqueline, que fala um pouco da nova sede, da parceria com a Leiaute e dos benefícios do exercício.

Leiaute: Vocês inauguraram uma nova sede do Atelier de Pilates na Pituba. Qual o diferencial desse novo espaço e o que ele irá proporcionar aos alunos?
Jaqueline: O espaço tem muita natureza, um clima maravilhoso e um jardim onde os alunos podem se inteirar tranquilamente. Temos uma sala muito espaçosa. Olga, a arquiteta, fez uma planta de acordo com as necessidades que tínhamos, com o intuito de proporcionar bem-estar.

Leiaute: Você foi uma das primeiras a trazer a técnica do Pilates para o Brasil. O que a levou a trabalhar com esse tipo de ginástica?
Jaqueline: Na verdade comecei como aluna em 1992, quando Alice Becker trouxe para o Brasil um equipamento dos Estados Unidos. Me apaixonei pelo método e após dois anos de curso precisei assumir as aulas de Alice, pois ela engravidou. A partir daí me tornei professora.

Leiaute: De bailarina a professora de Pilates. Por que não dar aula de dança?
Jaqueline: Trabalhei com dança até 96, inclusive com deficientes mentais, mas o pilates foi me envolvendo cada vez mais. Abri um estúdio com Alice Beker na época e as coisas foram acontecendo. Mas,  para mim, o pilates me completa tanto quanto dar aulas de dança. A maioria dos professores antigos de pilates são professores de dança. Os fisioterapeutas vieram muito depois. Fomos nós, professores de dança, que formamos esses fisioterapeutas em Pilates.

Leiaute: Quais os benefícios de se fazer Pilates? Pessoas de qualquer idade podem fazer este exercício?
Jaqueline: Pessoas de qualquer idade podem fazer o exercício. Temos crianças de seis anos e já tivemos idosas de 95 anos. Temos pacientes com Parkinson, deficientes físicos, atletas, bailarinos que querem melhorar o condicionamento físico e há aquelas pessoas que vêm por problemas de saúde. Os médicos indicam muito o pilates para hérnia de disco e problemas de joelho. É um  número enorme de pessoas diferentes. Por isso que o profissional de pilates não pode simplesmente copiar exercício. Ele tem que entender e conhecer profundamente a técnica para adaptar à necessidade de cada um.

Leiaute: O Atelier de Pilates também é um centro de formação em Pilates. Qualquer pessoa pode fazer o curso de pilates?  Quem são as pessoas que mais procuram?
Jaqueline: As pessoas que mais procuram atualmente são fisioterapeutas. No início eram apenas dançarinos e a partir de 2000, quando realmente o atelier começou a dar o curso de formação, surgiram muitos fisioterapeutas. O pilates abriu um mercado enorme e atualmente até as clínicas querem que os fisioterapeutas tenham curso de pilates. Quando o atelier abriu era apenas nós, e tínhamos uma lista de espera muito grande. Hoje nós temos em muitos bairros academias de pilates.

Leiaute: A Leiaute Propaganda foi a agência que criou a marca do Atelier. Para você,  qual a importância da publicidade no crescimento e expansão da academia no mercado?
Jaqueline: A Leiaute vem me ajudando há vários anos. Ela cria nossa marca e ajuda a criar as peças. O interessante é que eu participo em tudo e tenho a liberdade de interferir. Acho que a comunicação fica mais fácil, pois existem pessoas da Leiaute que fazem aula conosco. A publicidade é de extrema importância. No momento estamos produzindo pouca coisa, mas estamos tendo um grande retorno.

Leiaute: Há uma parceria entre a Leiaute e o Atelier, onde os funcionários da agência formam turmas para fazer Pilates. O que você acha desse interesse da Leiaute com seus colaboradores e o que essa atividade pode contribuir no dia a dia do expediente?
Jaqueline: A Leiaute está trazendo um grande benefício para seus funcionários, pois as pessoas trabalham muito tempo sentadas, digitam muito, não têm uma boa postura e com certeza o exercício ajuda nesses problemas do dia a dia. É um bom investimento que a agência tem feito para seus  funcionários.

Leiaute: Quais os projetos futuros do Atelier de Pilates?
Jaqueline: Acho que tem muita coisa para ser feita na nova sede. Queremos algo maior do que já está. Há coisas para serem melhoradas. Depois pensamos em novos desafios.

5 comentários:

  1. È MUITA SORTE DO ATELIER TER A EQUIPE DA LEIAUTE COMO PARCEIROS,ELES TAMBÉM SÃO NOSSOS ALUNOS JÁ A MAIS DE 10 ANOS.CONFIAMOS NA CRIATIVIDADE E CONTAMOS COM A ATENÇÃO DE TODA A EQUIPE.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog!!!
    Com certeza irei conferir o novo Atelier!!!
    Bjooo!! ;b

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaque!! Que ótimo que você também virou blogueira. Tem muitas coisas que vc me falava quando iniciei e que só anos depois fui compreender realmente. Poder beber um pocuco de seu conhecimento através do blog será maravilhoso! Também quero conhcer o novo Atelier e já te convido para conhecer meu estúdio (mesclado com academia) aqui em Imbassaí. Mil beijos, saudades, Silvia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia,
    bem vinda a terrinha. Manda o endereço da sua academia em Imbassaí, e vamos continuar no troca troca de conhecimentos.Muitos beijinhos e sorrisos pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Eu faço Pilates StudioFit é muito bom http://www.pilatesstudiofit.com.br

    ResponderExcluir